sábado, 7 de novembro de 2009

Rebeldia


De todos os adolescentes são esperados comportamentos rebeldes e a rebeldia já virou, inclusive, sinónimo de adolescência. Esta relação feita entre esta fase da vida e este padrão comportamental faz com que a rebeldia seja entendida como uma característica própria da idade, que passa com o tempo e que, como tal, não pode ser solucionada nem discutida. Na verdade a rebeldia é um comportamento comum na fase adolescente, comum no sentido de frequente e não de próprio desta fase. O próprio da fase adolescente, universal e que inevitavelmente acontece com todos os jovens normais, são as mudanças corporais, o aparecimento do interesse sexual, a mudança de outros tipos de interesse e uma nova forma de se relacionar com o mundo, que não é mais infantil nem adulta e que, portanto, caracterizam uma fase de transição muito marcante.
Em todos nós existe um lado rebelde!
Nem sempre pelo melhor motivo, às vezes “manifesta-mos” esse lado mais negro diga-mos assim para chamar a atenção. Podemos querer despertar a atenção do mais que tudo, dos pais, dos amigos, nem sempre o fazemos da melhor maneira isso é certo, mas arriscar faz parte. Quem não gosta de sentir aquela energia, o sangue a ferver, a adrenalina, aquilo que por vezes denominamos felicidade?
Quando damos por nós, tiramos um tempo e analisamos tudo levamos um choque, verificamos que nos tornamos numa espécie de vingadores, que deixamos sentimentos como a revolta apoderarem-se de nós, tomarem conta na nossa mente. Por vezes a pessoa actua de tal forma, que quando se dá conta já não se pode redimir.
Antes de actuar , devemos reflectir , debruçarmo-nos sobre o assunto.
A rebeldia é boa , mas com peso e medida porque se abusares pode trazer muitos dissabores.

2 comentários: